Histórico da Fundação da Igreja Metodista em Vila Medeiros

No 2º domingo do mês de junho de 1955, iniciou-se a Escola Dominical em Vila Medeiros, por iniciativa da família BOZOLAN, após reunião entre os mesmos e o saudoso irmão JOÃO NOVACHECK – membro da Igreja Metodista em Vila Maria, tendo a mesma colaborado, doando dois bancos de madeira medindo 1,50m cada um. Assim com a ajuda de Deus, JOSUÉ BOZOLAN e JOSIAS BOZOLAN abriram as portas de suas residências, à Rua Margarida de Souza, em Vila Medeiros, para que ali tivesse início aquele trabalho. Foram nomeados pela Igreja em Vila Maria, os irmãos: DILSON REIS DA SILVA como Superintendente e Professor de adultos, TEREZINHA CINTRA e DALVA DE OLIVEIRA como professoras das crianças. Inicialmente tínhamos três classes, assim distribuídas: Adultos – 12 matriculados; Intermediário – 11 matriculados; Cordeirinhos de Jesus – 08 matriculados, perfazendo um total de 31 alunos.

Naquele domingo inaugural arrecadamos Cz$ 66,00 (Sessenta e seis cruzeiros) de ofertas. No decorrer dos anos estiveram à frente daquele trabalho, como Superintendentes, os irmãos ALCINIO GENARI E FINÉIAS DE ALMEIDA, respectivamente.

No princípio, contávamos com um ecônomo apenas – JOSUÉ BOZOLAN, em seguida veio a irmã ELSE RODRIGUES BOZOLAN, e assim o trabalho foi crescendo. Não demorou muito e já contávamos com mais duas famílias - do irmão FINÉIAS DE ALMEIDA e SEBASTIÃO DA SILVA PORTO.

A Escola Dominical cresceu muito, já não acomodava todos dentro de casa. Na primeira reunião da Junta de Ecônomos em Vila Maria, o irmão JOSUÉ BOZOLAN comunicou o fato e pediu providências. DEUS ESTAVA PRESENTE ALI!

No dia 30 de setembro de 1959, foi passada uma procuração em nome dos irmãos AZOR ALVES FELIPE, JOSUÉ BOZOLAN e do pastor em exercício – JAIRO NUNES, autorizando a compra de um terreno no bairro de Vila Medeiros. JOSUÉ BOZOLAN e seu irmão SAMUEL BOZOLAN localizaram um terreno à Rua Antônio Palmieri, o qual, os procuradores nomeados, estando de pleno acordo com a escolha, efetuaram a compra, pelo valor Cz$ 256.000,00 (duzentos e cinquenta e seis mil cruzeiros), sendo Cz$ 40.000,00 (quarenta mil cruzeiros) de Entrada, e o saldo em prestações mensais de Cz$ 3.000,00 (três mil cruzeiros). Para obter a quantia necessária à Entrada, efetuamos empréstimo no valor de Cz$ 20.000,00 (vinte mil cruzeiros) da Igreja Metodista em Vila Maria, e ainda do valor de Cz$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros) do irmão SAMUEL BOZOLAN.

Após a compra do terreno, ainda não estava tudo resolvido, precisávamos iniciar a construção do salão, advindo daí outra luta. Não tínhamos recursos, como iríamos construir? Solicitamos à Igreja em Vila Maria, autorização para que doravante todo o movimento financeiro por nós gerado, permanecesse conosco. Foi muito difícil! Pois os membros se dividiam ao opinarem, uma parte a favor, outra contra. E mais uma vez DEUS se fez presente conosco – Conseguimos.

Em três de junho de 1960, JOSUÉ BOZOLAN e seu irmão SAMUEL BOZOLAN compraram o material para cercarem o terreno, sendo: 15 caibros de 2,70m, 01 rolo de arame farpado, ½ Kg de grampo, conforme Nota Fiscal nº 6091, de 03.06.1960. Foi dado início à construção, pelos irmãos JOSUÉ BOZOLAN, JOSIAS BOZOLAN – como pedreiros, tendo como conselheiro o irmão JOÃO NOVACHECK. Também participaram ativamente, como ajudantes e serventes, todos os irmãos alunos da Escola Dominical, todos com muita alegria no coração, trabalhando aos sábados e feriados. Nessa época apareceu mais um irmão para colaborar – JOSUÉ GOMES DE PAULA, um excelente carpinteiro, bastante trabalhador. E assim procedeu-se até o término do serviço, em 31 de dezembro de 1960.

No dia 01 de janeiro de 1961, finalmente a inauguração, a cerimônia oficializada pelo querido irmão – ELI TEODORO BATISTA. Tivemos a Consagração do templo, bem como a recepção para o Rol de membros, de aproximadamente 17 jovens e juvenis. O primeiro Superintendente da Escola Dominical, já no novo salão, foi o irmão – SAMUEL BOZOLAN (primo). O primeiro Guia Leigo foi o irmão ALBINO ROCHA.

Dentro de um ano, tivemos que aumentar o salão, pois já não comportava o atual número de membros. Com relação a esse crescimento, não poderíamos deixar de salientar a junção ocorrida, dos irmãos vindos de um ponto de pregação, na residência da saudosa irmã MARINA RIBEIRO DOS SANTOS, à Rua Alves Porto em Vila Medeiros, fundado por iniciativa da Igreja Metodista no Brás, e que ora encerrava aquele trabalho, pelo fato do local estar sendo insuficiente para acomodar os irmãos que ali frequentavam. Foi muito importante essa união, pois fortaleceu ainda mais a Igreja Metodista em Vila Medeiros.

Outro fato importante que também não poderíamos deixar de ressaltar, foi quando em 03 de junho de 1960, os irmãos JOSUÉ BOZOLAN E SAMUEL BOZOLAN enganaram-se ao cercarem o terreno, orientados pela pessoa responsável pela venda do mesmo, tendo essa pessoa demarcado o terreno vizinho ao adquirido pela igreja, foi a providência do Senhor. Pois mais tarde, ao se constatar tal engano, acabamos por adquiri-lo, ficando dessa forma, com os dois terrenos.

(relato do irmão JOSUÉ BOZOLAN, em 10.05.1986)

Fotos